Chefe de aldeia se entrega a Jesus, na Indonésia

Ele se tornou um seguidor de Jesus e foi batizado, disse o líder do ministério

Gilang se entrega a Jesus na Indonésia
O chefe do vilarejo abandonou o hinduísmo e aceitou a Jesus na Indonésia. Foto – Divulgação

Antes de se aposentar, Gilang *, o chefe de uma aldeia na Indonésia passou muito tempo expulsando pessoas que se entregavam a Jesus, deixado o hinduísmo para se tornarem cristãos.

Proibir os cristãos de morar na aldeia violou as leis de liberdade religiosa na Indonésia, cujo lema nacional é “Unidade na diversidade”. No entanto, sua religião hindu era praticada por apenas uma pequena fração da população de maioria muçulmana do país.

Mas o chefe da aldeia, Gilang *, sentiu que as conversões ao cristianismo só causariam conflito na área predominante hindu.

O diretor de um ministério local lembrou como Gilang, comparecia a eventos evangelísticos para vigiar atividades suspeitas e identificar moradores em risco de abandonar o hinduísmo.

“Ele costumava vir muitas vezes, ouvindo-me continuamente falar: ‘Quem é Jesus? O que é pecado, e como podemos fazer com que ele desapareça? ‘”, Disse o líder do ministério.

Gilang tinha um tio que se tornou cristão, mas o chefe não expulsou seu parente depois de vê-lo cantando e orando em eventos cristãos. Depois que Gilang se aposentou, ele aceitou o convite do tio para visitar uma igreja doméstica.

O líder do ministério estava visitando a aldeia para entregar uma mensagem na igreja doméstica naquele dia.

“Gilang ficou muito tocado quando falei em sua língua nativa e preguei a verdade do evangelho e no contexto de sua cultura local. Tive a oportunidade de me encontrar com ele mais tarde. Ele se tornou um seguidor de Jesus e foi batizado.” Disse o líder do ministério.

Oportunidade e Oposição

O chefe de outra aldeia que teve a oportunidade de ouvir o líder do ministério falar não esperou para se aposentar para colocar sua fé em Cristo. Mas ele se sente pressionado para equilibrar seu entusiasmo pelo Senhor, com discrição sobre ser muito público sobre sua fé.

O chefe recebeu uma Bíblia e uma Bíblia em áudio em sua língua nativa do líder do ministério antes de pedir oração e dizer ao líder que cria que Jesus é Deus.

“Ele quer ser batizado, mas hesita porque também é um grande líder na aldeia”, disse o líder do ministério.

Enquanto o chefe pesava os efeitos potenciais sobre ele e sobre a aldeia de ser batizado publicamente, ele deu ao líder do ministério a oportunidade praticamente inédita de falar sobre Cristo no templo hindu. As mensagens do líder do ministério foram recebidas calorosamente.

“As pessoas que estamos pregando para ouvir a mensagem, trazem a mensagem para suas famílias e trazem as famílias para ouvir a mensagem”, disse ele. “Eles estão se reunindo no templo e me convidando para pregar, e as pessoas estão muito animadas para ouvir mais.”

A população da Indonésia é de apenas 1,8% hindu, mas em um país tão grande que chega a 4,4 milhões de pessoas, a quarta maior comunidade hindu do mundo. Depois de ganhar independência dos holandeses em 1945, os islâmicos no ministério da religião da Indonésia negaram a cidadania àqueles que não pertenciam a uma religião monoteísta, então muitos hindus começaram a praticar uma forma monoteísta de hinduísmo.

Ainda assim, o hinduísmo na Indonésia incorpora animismo, adoração aos ancestrais e reverência pelos santos budistas.

Além do islamismo e do hinduísmo, a Indonésia reconhece o catolicismo, o protestantismo, o budismo e o confucionismo como religiões legais. Os muçulmanos representam 82,2 por cento da população e os cristãos 12,7, embora apenas 3,1 por cento dos povos do país sejam evangélicos, de acordo com o Projeto Josué.

Pressões intensas

Na realidade do aquário da vida da aldeia, as pressões da comunidade contra o abandono da religião ancestral são intensas.

Um viúvo de 49 anos de uma aldeia colocou sua fé em Cristo há dois anos, mas percebeu que não haveria onde se esconder se fosse batizado.

“Ele não quer que ninguém saiba que ele veio a Jesus para a salvação”, disse o líder. “Ele não quer ser batizado, porque tem medo que o líder local o odeie e ninguém lhe diga olá”.

O líder do ministério disse que continuou a se encontrar com ele, e o ex-animista está mais perto de revelar sua fé.

Embora os cristãos possam ser considerados suspeitos em muitas aldeias, os missionários locais desenvolvem boa vontade por meio de vários serviços comunitários, como ajuda na educação. Pais pobres geralmente mantêm seus filhos fora da escola para trabalhar, e os missionários nativos os ensinam a ler e escrever e oferecem treinamento em informática, disse o líder.

“Seus pais estão muito felizes em ver que as crianças estão aproveitando o tempo com nosso voluntário e nossa equipe de trabalho”, disse ele. “A questão que surge é: ‘Por que você ensina meus filhos? Quanto dinheiro devo pagar? ‘ As perguntas geram boas conversas e esta é a chance de compartilharmos o evangelho com eles ”.

Os cristãos também constroem a boa vontade por outros meios. Quando uma buscadora de 17 anos que frequentava uma igreja missionária local trouxe seu pai para visitar a base do ministério, ela ficou impressionada ao ver como os cristãos cuidavam dos pobres, e seu pai ficou satisfeito ao ver a influência positiva dos cristãos sobre ela.

O líder do ministério pediu oração por ela, pois ela colocou sua fé em Cristo e, contra a vontade de sua família, deseja sair de casa, frequentar o seminário e ser enviada ao seu povo como uma missionária nativa.

A luz de Cristo está brilhando por meio dos missionários locais dessa e de outras maneiras em toda a Indonésia. Por favor, considere uma oração fazer uma hoje para equipá-los e enviá-los para a obra do evangelho em condições difíceis.

* Nome alterado por razões de segurança

Seguir o Amigo De Cristo no Google Notícias

Deixar cometário no Facebook: