O verdadeiro amigo de Jesus é aquele que faz o que Ele pede

“Vocês são meus amigos se fizerem o que eu lhes ordeno” ( João 15:14 ). Jesus diz nos para obedecê- lo

Siga o Amigo de Cristo no - Google Notícias
O verdadeiro amigo de Jesus faz a vontade dele
O verdadeiro amigo de Jesus

O evangelho nos chama a confiar em Jesus como nosso Salvador, submeter-se a Ele como nosso rei e valorizá-lo como nosso verdadeiro amigo. Mas, também nos chama a apreciá-lo como nosso tesouro.

Jesus reuniu seus discípulos uma última vez, na noite anterior à sua morte, para prepará-los para o dia seguinte e além. No meio desta noite sagrada, ele disse:

Já não te chamo servos, pois o servo não sabe o que seu mestre está fazendo; mas te chamei de amigos, por tudo o que ouvi de meu pai te dei a conhecer ”( João 15:15 ).

Ser chamado servo de Jesus é um privilégio imensurável. No entanto, Jesus confere uma honra maior. Ele nos aproxima ainda mais. Ele nos chama de amigos.

“Você foi feito para amizade com Deus.”

Duas evidências mostram sua sinceridade. Primeiro, ele abriu seu coração. Enquanto um mestre não diz a seu servo o que está fazendo, Jesus revelou a vontade de seu Pai para nós. E ele enviava seu Espírito para garantir que todos os futuros discípulos ouvissem essas palavras ( João 14:26 ; 16: 12–15 ).

Segundo, a cruz prova sua amizade. Ele disse: “O amor maior não tem ninguém além disso, que alguém dê a vida por seus amigos” ( João 15:13 ).

Jesus queria que seus discípulos vissem a cruz e pensassem eu entendo agora, ele se substituiu por mim sob a ira de Deus, e fez isso porque me vê como seu amigo precioso. Ele quer que vejamos a cruz como um sacrifício cheio de carinho pelos amigos.

A amizade está no coração mais profundo de Cristo e está no centro do evangelho. Ele não é nosso rei ou nosso amigo. Ele é os dois ao mesmo tempo.

No entanto, para alguns, a amizade com Jesus parece diminuir sua glória. Eu sempre ouvi o sentimento: “Jesus não é nosso amigo; ele é o nosso rei . Mas não precisamos escolher, porque ambos são verdadeiros.

– Jesus é nosso rei exaltado e Ele é nosso amigo mais verdadeiro. Isso não minimiza sua glória; aumenta-o – porque exibe as riquezas imensuráveis ​​de sua graça ( Efésios 1: 6–7 ). Somente a graça explica ao rei soberano que recebe os pecadores como amigos.

Mas o relacionamento com Jesus como amigo diminui sua autoridade em nossas vidas? Nem um pouco, porque quando ele nos chama de amigos, ele ainda permanece nosso rei. Ele disse:

“Vocês são meus amigos se fizerem o que eu lhes ordeno” ( João 15:14 ). Jesus diz nos para obedecê- lo; nós nunca dizemos para ele nos obedecer. E nossa obediência não ganha, mas prova nossa amizade com ele.

“Cristo quer que vejamos a cruz como um sacrifício cheio de carinho pelos amigos.”

A amizade de Jônatas com Davi em 1 Samuel nos dá um claro paralelo. Pensamos com razão neles como exemplo de amizade. Mas a história deles mostra especificamente como podemos ser amigos de Cristo, o rei messiânico.

Jônatas era amigo de Davi, mas Davi era o rei ungido de Israel. E quando Davi pediu a Jônatas que demonstrasse fidelidade, ele respondeu: “Tudo o que você disser, farei por você” ( 1 Samuel 20: 4 ). Enquanto Davi aponta para Jesus como o Rei, Jônatas aponta para todos os que seguem a Cristo como amigos.

Precisamos evitar dois erros: um erro está chamando Jesus de “amigo”, “amigo” ou “amigo” – como se a amizade fosse trivial. Por outro lado, poderíamos enfatizar tanto a realeza de Jesus que negligenciamos sua companhia.

Poderíamos enfatizar tanto sua autoridade que não desfrutamos de sua afeição. Mas Jesus se oferece a nós como nosso governante cósmico e nosso amigo mais próximo. Cultivando a amizade com Cristo.

Como cultivamos esse relacionamento?

Primeiro, vamos expandir nossa visão dele. Considere como ele é o melhor amigo dos grandes pecadores. Ele se aproxima de nosso sofrimento e permanece comprometido mesmo em nossos tropeços, nos deixa entrar e nos ama até o fim. Ele não apenas nos justifica e depois nos cutuca de lado; nos acolhe em seu coração mais profundo.

Jesus nos conhece melhor do que nós mesmos e nos ama mais profundamente do que qualquer outra pessoa jamais poderia. Estamos mais perto do coração dele do que alguém jamais esteve no nosso.

Como Jonathan Edwards escreveu: “Tudo o que existe ou pode ser desejável para um amigo, está em Cristo, e o mais alto grau que pode ser desejado” ( Works , 19: 588).

“Ele nos conhece melhor do que nós mesmos e nos ama mais profundamente do que qualquer outra pessoa jamais poderia.”

Segundo, cultive a amizade através da comunhão. Os relacionamentos prosperam com a conversa. Ao ler, receber e lembrar a palavra de Deus, ouvimos que ele se dirige a nós como amigos.

E então oramos – agradecemos a ele, confessamos nossos pecados e dividimos nossos encargos com ele. Fazemos isso ao longo do dia, não relatando como servos, mas nos relacionando como amigos.

Finalmente, vamos provar nossa amizade através da obediência. Quanto mudaria se soubéssemos que quem nos ama tão profundamente está conosco constantemente. A companhia dele não é um dos maiores impedimentos ao pecado? Se nosso grande amigo morreu por nossos pecados, como podemos tratá-los com tanta leviandade?

Quando Jesus diz: “Vocês são meus amigos se fizerem o que eu ordeno”, vamos responder, como Jônatas, “Tudo o que você disser, farei por você”.

Jesus nos escolheu como amigos, morreu por nós como amigos, fez com que confiássemos nele como nosso amigo, e continuará sendo nosso amigo pelas eternas eras que virão. Que amigo temos – momento a momento, agora e sempre – em Jesus.

Por: Drew Hunter