O que a Bíblia diz sobre a ansiedade?

Saiba como vencer a ansiedade, sentimento de preocupação e inquietação

O que a Bíblia diz sobre a ansiedade?É muito comum entre as pessoas de fé quando lidam com ansiedade recorrer à Bíblia e citar o versículo de Filipenses 4: 6-7, “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus”.

Muitos fazem isso para tranquilizar a si mesmo, ou outra pessoa. Em alguns casos, muitos cristãos podem achar uma abordagem difícil, principalmente se não tiverem lidado com ansiedade crônica antes.

Independentemente do raciocínio, a Bíblia tem mais a dizer sobre o assunto da ansiedade do que algumas palavras de Paulo. Este artigo irá explorar algumas pessoas que lidaram com a ansiedade na Bíblia, por toda a vida ou por um breve momento de angústia, o que a Bíblia tem a dizer especificamente e como podemos lidar com a ansiedade de um irmão ou lidar com nossas próprias preocupações.

Pessoas que experimentaram ansiedade na Bíblia:

Embora aqueles nos tempos bíblicos não tivessem uma palavra para ansiedade, muitos deles experimentaram períodos de preocupação, inquietação e angústia. Portanto, este artigo não aborda todos os casos de pessoas mencionadas na Bíblia que experimentam ansiedade, mas mencionam alguns casos agudos.

David

Não se pode falar de pensamentos de ansiedade sem se dirigir aos muitos Salmos de Davi, que clamam ao Senhor em angústia. Por exemplo, Davi se descreve como “dor” e “aflito” (Salmo 69:29).

Circunstâncias como o rei Saul procurando matar Davi e seus muitos inimigos se levantando contra ele o levaram a temer por sua vida e pelo futuro.

Daniel

Quando confrontado com visões aterrorizantes, Daniel desmaiou e ficou doente por dias (Daniel 8:27). No capítulo anterior, ele descreveu seu estado mental como “perturbado pelo espírito” por causa das visões que viu (Daniel 7:15). Quando ele viu o que o futuro mantinha, que governantes e poderes aterrorizantes tomariam conta do futuro, isso o perturbou, tornando-o incapaz de fazer muito por vários dias.

A ansiedade de Jesus

No jardim do Getsêmani, Jesus experimentou tanta angústia e apreensão que seu suor se transformou em gotas de sangue (Lucas 22:44).

Alguns médicos atribuíram esse fenômeno ao que é conhecido como “hematidrosis”. Os médicos vincularam isso à resposta de luta ou fuga de alguém. Parece ser causado por extrema angústia, ansiedade ou medo. Para que Jesus suasse gotas de sangue, ele teria que ter tanta apreensão que os vasos sanguíneos em sua cabeça irrompessem da pressão e vazariam gotas de sangue.

O que a Bíblia diz sobre ansiedade especificamente?

Embora algumas pessoas tenham experimentado ansiedade na Bíblia, os cristãos devem saber o que as Escrituras dizem sobre a ansiedade em geral. Os cristãos podem citar o versículo de Filipenses para garantir um ao outro o controle de Deus, mas o que mais a Bíblia tem a dizer?

Primeiro, pode-se dar uma olhada em alguns dos exemplos acima para ver como essas pessoas enfrentaram sua ansiedade.

Por exemplo, sempre que Davi clamava a Deus em angústia, no final do Salmo, ele reconhece o poder e o plano de Deus (Salmo 13: 5). Isso pode indicar que os cristãos devem confiar em Deus, mesmo quando pensamentos e preocupações ansiosos podem levá-los a sentir o caminho oposto.

Além de como os exemplos bíblicos lidam com pensamentos de ansiedade, os cristãos podem buscar orientação nos seguintes versículos quando se trata de ansiedade.

Versículos sobre ansiedade

1 Pedro 5: 7– Pedro incentiva os cristãos a se preocuparem com Deus, porque Deus se importa com eles. Isso pode significar preocupar-se com Deus, sabendo que Ele fará tudo para o bem.

Mateus 11: 28 – Jesus nos diz para irmos a Ele com nossos fardos que nos cansam, e Ele nos dará descanso. Semelhante ao versículo acima, isso parece indicar que devemos ir a Deus com o que os tornar apreensivos, e Ele trocará suas cargas com paz.

Mateus 6: 25-26 – Nestes versículos, Jesus parece indicar que os cristãos não devem se preocupar com o que vestirão, comerão ou beberão. Ele menciona como Deus cuida dos pássaros do ar. Se Ele faz isso, e os seres humanos têm maior valor que os pássaros, quanto mais Ele prestará atenção às necessidades de Seu povo?

Quanto aos cristãos que atualmente não lidam com ansiedade, o que devem fazer?

As escrituras nos encorajam a suportar os encargos uns dos outros (Gálatas 6: 2). Quando um irmão ou uma irmã luta com temores do que o futuro reserva, os cristãos devem caminhar ao lado deles e proporcionar conforto e paz durante momentos voláteis da vida.

O que isso significa para os cristãos que lutam com a ansiedade?

Os crentes provavelmente experimentarão circunstâncias na vida que os deixarão ansiosos ou apreensivos. Considerando que 322 milhões de pessoas no mundo sofrem de ansiedade, vários cristãos podem ter dificuldades com o medo incapacitante.