Cristãos no Irã tem mais liberdade dentro da prisão do que fora

Cristãos no Irã tem mais liberdade dentro da prisão do que fora
Prisão de Evin em Terã no Irã (Foto:Reprodução / World Watch Monitor)

No Irã, é ilegal compartilhar sua fé com não-cristãos, realizar cultos na igreja no idioma persa ou produzir literatura cristã. Os cristãos são presos por frequentarem igrejas domésticas subterrâneas.

Maryam Rostampour e Marziyeh Amirizadeh nasceram em famílias muçulmanas no Irã e se converteram ao cristianismo por volta do ano 2000. Depois de se conhecerem na Turquia enquanto estudavam sobre sua fé, retornaram ao Irã e começaram a distribuir Novos Testamentos em Teerã e outras cidades.

Elas começaram duas igrejas domésticas em seu apartamento, uma para jovens e outra para profissionais do sexo. Mas, em 2009, Maryam e Marziyeh foram presas em Teerã por promover o cristianismo – um crime capital no Irã – e presas por 259 dias na prisão de Evin.

Elas foram condenadas por apostasia, atividade contra o governo e sentenciadas à execução por enforcamento. Mas uma campanha internacional começou circular por sua liberdade e, Maryam e Marziyeh foram libertadas em 2009 e liberadas de suas acusações.

Cristãs iranianas Maryam e Marziyeh
Cristãs iranianas Maryam e Marziyeh (Foto: Reprodução / World Watch Monitor)

Mas, durante o tempo em que ficaram presas, descobriram que tinham mais liberdade dentro da prisão do que fora dos muros da prisão. Lá dentro, elas eram livres para compartilhar o Evangelho com os prisioneiros que talvez não encontrassem.

Antes de serem presas, puderam receber milhares de novos testamentos contrabandeados para o país através de um pastor em Londres. As duas jovens carregavam as Bíblias em mochilas pelos bairros à noite, colocando-as em caixas de correio clandestinamente.

“Louvado seja Deus, nada aconteceu conosco e, após quase três anos, poderíamos distribuir 20.000 novos testamentos em diferentes partes de Teerã”, disse Marziyeh à International Christian Concern (ICC).

Impulsionadas pelo Espírito Santo, as duas jovens tornaram-se cada vez mais ousadas, distribuindo o Novo Testamento em shopping centers e lançando duas igrejas domésticas. “Nós éramos tão abertos sobre nossa fé. Tínhamos duas igrejas domésticas em nosso apartamento; nós estávamos evangelizando pessoas.

“E realmente não sabemos quem relatou sobre nossas atividades, mas um dia de manhã cedo, Marziyeh recebeu um telefonema de um estranho. Ele fez algumas perguntas sobre os documentos do carro e pediu que ela fosse à delegacia ”, disse Maryam à ICC.

As autoridades prenderam os dois, saquearam o apartamento e levaram todos os seus pertences, Bíblias, filmes de JESUS ​​e outras publicações cristãs.

Sob coação, eles oraram em línguas

“Nós apenas nos abraçamos. Nos despedimos porque pensamos que era o nosso último dia na Terra e não sabíamos o que fazer. Não podíamos orar em persa porque estávamos com tanto medo e não sabíamos como pedir a Deus que nos ajudasse”.

Mas lembro que depois que essa pessoa nos ameaçou com tortura física, começamos a orar em línguas. Realmente louvamos a Deus por esse presente, porque pudemos ver como, nesses momentos difíceis, a presença do Espírito Santo realmente nos fortaleceu, nos ajudou e orou em nosso favor.

Na prisão, as pessoas que estavam lá os chocaram. “Vimos muitos intelectuais respeitosos como estudantes, advogado, jornalista e até médicos”, disse Marziyeh à ICC.

“Eles estavam naquela prisão só porque suas crenças eram contra o governo. E também ficamos chocados quando vimos algumas crianças entre prisioneiros e não conseguimos acreditar nisso. E essas crianças estavam naquela prisão por causa dos crimes de suas mães.” Observa, ela.

Havia também assassinos e outros criminosos endurecidos na prisão de Evin, misturados aos prisioneiros de consciência.

Liberdade dentro da prisão

“Tivemos muitas grandes oportunidades de compartilhar nossa fé com outros prisioneiros. E acreditamos que dentro da prisão de Evin, éramos mais livres do que fora da prisão, porque podíamos conversar com alguém e ninguém poderia nos impedir. Antes de irmos para a prisão, tivemos que orar e pedir a Deus que nos mostrasse a pessoa certa para falar. Mas dentro da prisão de Evin, podíamos conversar com qualquer pessoa”, contou Marziyeh.

Trabalhando na prisão de Evin

Um dia, um de seus interrogadores descobriu que as duas mulheres estavam conversando com outros prisioneiros sobre Jesus. Ele gritou para Marziyeh: “Ouvi dizer que você está falando com prisioneiros sobre Jesus. Você deve calar a boca aqui, não falar sobre Jesus. Você faz lavagem cerebral nas pessoas.

“Sinto muito”, ela respondeu humildemente. “Acredito que isso não é culpa nossa. A culpa é sua porque você nos prendeu. Você nos colocou nesta prisão e os prisioneiros são curiosos. Eles nos perguntam: ‘Qual é a sua taxa? Porque você está aqui?’ Então, temos que explicar a eles por que estamos aqui. ”

Como resultado de uma campanha internacional pela libertação, milhares de cartas começaram a inundar a prisão, para sua surpresa, o que levou à sua liberdade definitiva.

Como o patriarca Joseph no Antigo Testamento, eles não se amarguraram com a sentença injusta da prisão e tornaram-se fiéis ao chamado de Deus em suas vidas, adotando a designação de Deus, apesar de seu sofrimento, levando muitos cativos a descobrir o significado da liberdade em Cristo.