Cristão que virou ateu teve uma surpresa lendo a Bíblia

Eu não queria que não houvesse Deus, mas realmente senti que não havia Deus, conta o cristão Youtuber, Matt Whitman.

Cristão que virou ateu teve uma surpresa lendo a Bíblia
Cristão que virou ateu teve uma surpresa lendo a Bíblia (Foto: Matt Whitman / Twitter)

Por quase metade de sua vida Matt Whitman, que virou um ateu, viveu da fé que encontrou em Cristo aos 15 anos. Mas aos 29 anos, depois de uma briga em sua igreja, ele decidiu que nada disso fazia mais sentido.

Eu deixei de estar em um lar cristão e “ser cristão” quando eu era jovem, para ter minha fé desmoronada completamente na idade adulta, diz ele em um vídeo no; The Ten Minute Bible Hour no YouTube.

Matt documenta sua própria “desconstrução espiritual” para combater uma tendência emergente no YouTube de ex-cristãos postando “anti-testemunhos”. Eles explicam como a “razão” os fez duvidar e abandonar sua fé.

Segundo o God Reports, Matt Whitman, foi criado em uma casa onde discutiam teologia, história, filosofia e arte. Seu pai era pastor e a vida em casa em Fort Collins, Colorado, não passava de agradável.

“Pensamos por diversão quando criança”, ele lembra. “Conversamos sobre livros e filmes, músicas e histórias. Eu amei. Foi uma explosão processar tudo isso. Nesse contexto, o básico do conceito cristão fazia sentido e eu me inscrevi.”

Ele tinha 15 anos quando completou o “Cristianismo 101”, adquirindo uma compreensão de alguns dos fundamentos da fé, como a natureza eterna de Deus.

“Recebi muitos aplausos por ser um bom jovem cristão”, lembra ele. “Consegui um emprego cristão na livraria cristã. Eu fui para uma escola cristã. Eu recebi um prêmio por ser um bom cristão ou algo assim. Eu senti como se tivesse chegado.

Mas sua mente jovem se concentrava principalmente em se comportar bem para ganhar a admiração das pessoas, que é “uma feia construção de fé que deve ser tirada da infância”, diz ele.

“Com certeza, eu bati contra as rochas”, explica ele. “As rodas caíram.”

Quando ele cresceu, se casou, se tornou um líder na igreja, as respostas simplistas de sua fé na infância nunca foram atualizadas e eram inadequadas para as lutas interpessoais do relacionamento e para as questões filosóficas assustadoras apresentadas à sua mente madura.

Aos 29 anos, ele estava indo de carro em uma van em movimento com sua jovem esposa e filha de uma igreja onde ele trabalhava depois que “as coisas ficaram estranhas”. Ele nunca mais quis trabalhar em uma igreja e não tinha para onde ir.

“Comecei a chorar – como chorar feio”, diz ele. “Parte do motivo é que era nessa época que eu queria ter tudo junto para minha família”, diz ele. “Eu não queria que não houvesse Deus, mas realmente senti que não havia Deus”.

Mas, com toda a honestidade, sua fé havia desaparecido. “Naquela viagem, eu chegava à conclusão de que tudo era falso”, diz ele. Desde então, ele se tornou ateu.

Meses depois, ele decidiu reler a Bíblia antes de compartilhar seu ateísmo com sua esposa. Mas desta vez ele prometeu ler a Bíblia com uma mente aberta e crítica. Ele decidiu abandonar toda e qualquer ilusão e ultrapassar sua fé antes infantil.

Visto com novos olhos, o que ele viu na Bíblia quebrou suas noções preconcebidas.

“Rapidamente percebi: Oh, tenho uma suposição falsa aqui. Minha falsa suposição era que eu era o personagem principal do documento, que os humanos eram o ponto, mas não somos ”, diz ele. “Deus é claramente o personagem principal do documento.”

Uau! Surpreendente.

“Isso muda tudo”, ele se maravilha. “Eu tenho que executar tudo nessa nova matriz. Como é que isso funciona?”

Seu “cristianismo” de tentar se comportar bem para impressionar os outros posteriormente desmoronou. Deus não era mais subserviente ao homem.

A Bíblia “é a história de Deus resgatando coisas que estão quebradas e confusas – pessoas, criação, tudo”, diz ele.

Surpresa. Sua versão do cristianismo de quando ele tinha 15 anos não retinha água.

“Fui criado em torno do cristianismo. Eu estava muito orgulhoso disso. Eu tinha uma versão que eu construí quando eu tinha 15 anos que eu levava na idade adulta. Recusei-me a crescer e quebrou. Não é culpa de ninguém mais ”, diz ele. “De alguma forma, tudo voltou a funcionar e parece muito, muito diferente.”

Ao contrário daqueles que orgulhosamente proclamam seu ateísmo recém-descoberto, Matt diz que está feliz por não ter posto sua bandeira na descrença com um anti-testemunho porque as coisas ainda estavam “em processo”.

Ele estava sendo autêntico com seu pensamento, mas não estabeleceu uma base falsa depois que se afastou da fé.

Ele ainda não tem tudo planejado, diz ele. Mas ele gosta de pensar e repensar. Se as rodas saíram uma vez e todo o veículo da fé se desfez, ele a reuniu com novidades nas Escrituras. Ele continua trabalhando nesse veículo. Ele espalha as partes de sua bancada e continua a mexer com doutrinas para tentar entender os elementos da Bíblia.

Matt não tem medo de questionar.

“Não acredito em algo apenas para me sentir melhor”, diz ele. “Isso cria uma versão estranha, desajeitada, desajeitada e desconfortável do cristianismo. Mas parece que estou me dizendo a verdade. Talvez eu não esteja certo sobre tudo, mas pelo menos não estou mentindo intencionalmente para mim mesmo.

Portanto, para Matt, dúvidas e perguntas não são o problema. Eles não minam a fé; eles aprofundam a fé. A pessoa que pensa deve buscar todas e quaisquer perguntas e não se forçar a se encaixar em qualquer estrutura de pensamento, seja religiosidade dogmática ou ateísmo dogmático.

Você não pode reduzir Deus a um compêndio de “teologia exaustiva”. Você deve sempre estar pronto para explorar o mistério de Deus e nunca pensar que o descobriu. Nenhuma fórmula ou catecismo pode capturar completamente o retrato de Deus.

“Esta é uma aventura ao longo da vida de explorar a fronteira final, as profundezas da alma humana, da eternidade, de Deus, da vida e da morte, de tudo”, diz ele. Prepare-se para um passeio louco, interessante e fascinante. Este será o projeto mais interessante da sua vida.