Perseguição contra cristãos na Índia aumenta severamente

Os ataques contra a minoria cristã da Índia mais do que duplicaram em 2019

Perseguição cristãos Índia aumenta severamente
Relatórios mostram que a perseguição contra os cristãos está aumentando severamente na Índia. A Release International, pede à Índia que revogue as leis anti-conversão e proteja sua minoria cristã.

O último relatório anual da Irmandade Evangélica da Índia (EFI) lista 366 incidentes em que os cristãos foram alvos em 2019.

Nos dois primeiros meses de 2020, a EFI registrou mais de 40 ataques contra cristãos. Eles escrevem: ‘A maioria dos incidentes são violência física, ameaças, assédio e a interrupção dos serviços da igreja por radicais religiosos ou pela polícia.

‘A interrupção das reuniões de oração e a adoração aos domingos é agora uma tendência em muitos estados. Muitos cristãos foram falsamente acusados ​​e detidos sob a acusação de conversão forçada. ‘

O relatório anterior de 2018 documentou 325 ataques contra cristãos. O relatório de 2019 mostra um aumento de mais de 12,5% na perseguição registrada contra os cristãos.

A Comissão de Liberdade Religiosa Internacional dos Estados Unidos também verificou que os crimes de ódio religioso na Índia estão aumentando. Seu último relatório afirma: ‘A violência da multidão foi praticada contra os cristãos sob acusações de conversão religiosa forçada ou induzida’.

Revogar leis anti-conversão

A Release International, que apoia cristãos perseguidos em todo o mundo, nomeou a Índia como um país de preocupação.

“Diante do crescente nacionalismo hindu, os cristãos estão se tornando cada vez mais alvos de violência e ataques a suas igrejas”, diz Paul Robinson, CEO da Release.

“Pedimos ao governo indiano que reconheça a crescente violência e ajude a proteger sua minoria cristã. Deveria revogar as leis anti-conversão, que estão sendo usadas para despertar o ódio religioso.

O Release está trabalhando com parceiros para apoiar os cristãos que enfrentam violência. Os cristãos representam pouco mais de 2% da população da Índia.

E por trás dessas estatísticas há histórias humanas de genuína dificuldade e coragem notável.

Pastor Paulose

Em 3 de março, atacantes espancaram um pastor da Índia no chão e o atacaram repetidamente em motocicletas.

O pastor Isaac Paulose (48 anos) foi parado a 300 metros de sua casa em Madhya Pradesh. Dez homens o acusaram de converter índios ao cristianismo e ameaçaram matá-lo. Eles o espancaram com varas de bambu e uma grossa corrente de metal, antes de atropelá-lo com cinco motocicletas.

De acordo com o Morning Star News, o Pastor Paulose, da Grace Fellowship Church, sofreu um ferimento na costela e na cabeça e nas mãos. Ele disse a um colega líder cristão que não estava com medo, mas estava feliz por sofrer pelo nome de Jesus.

Violência nacionalista

O ultra-nacionalismo está em ascensão na Índia. A eleição geral do ano passado produziu uma vitória esmagadora para o BJP nacionalista. Os ataques contra a minoria cristã da Índia mais do que duplicaram desde que o BJP chegou ao poder em 2014.

Os cristãos indianos temem que essa nova mudança em direção ao nacionalismo possa levar a ainda mais ataques”, alerta Paul Robinson, CEO da Release International.

“Há anos, extremistas nacionalistas fomentam a intolerância em relação aos cristãos, que estão cada vez mais se transformando em violência. Na pior das hipóteses, essa atitude sustenta que ser indiano é ser hindu – e que minorias, incluindo cristãos, não serão mais toleradas. ‘

Essa união da política de direita e do extremismo religioso é conhecida como Hindutva.

“Nacionalismo e Hindutva andam de mãos dadas”, diz Kumar Swamy, coordenador nacional do Conselho Cristão da Índia (AICC), parceiro da Release International.

O hindu típico vê o cristianismo como uma religião ocidental e Jesus como um deus ocidental. Esta é uma noção totalmente falsa.

‘Intocáveis’

Grupos hindus de direita estão revoltados com o crescente número de conversões ao cristianismo pela subclasse dalit. Existem hoje entre 250 e 300 milhões de dalits na Índia. Os dalits às vezes são chamados de ‘intocáveis’ e frequentemente vistos como sub-humanos.

Eles recebem os empregos mais humildes da sociedade, porque muitos hindus acreditam que a extrema pobreza é o lote ordenado pelos dalits na vida.

Mas um número crescente de dalits está respondendo à mensagem cristã de que eles são amados e valorizados. E essa mensagem do evangelho conquistou o coração do parceiro de lançamento Kumar Swamy:

“Na minha infância, ouvia constantemente minha mãe dizendo que somos intocáveis ​​- ‘sub-humano’ é a palavra que ela usava – lembro-me vividamente – de que não somos seres humanos. E foi assim que cresci, ouvindo constantemente da minha mãe que sou um sub-humano, não sou um ser humano real.

‘Então, eu me vi como um dalit, que é apenas o evangelho que valoriza os seres humanos. Há dignidade no evangelho – e é isso que todo Dalit deseja ouvir. Ele quer ser tratado como um ser humano.

‘O evangelho é a resposta para os problemas dos dalits – esse evangelho, que tem o poder de libertar, dar dignidade, esperança e verdadeira liberdade.

Quando um dalit ouve que é criado à imagem de Deus, eles percebem que existe um Deus que os trata da mesma forma. Os dalits estão chegando a Jesus Cristo em grande número.

Leis anti-conversão

E à medida que um número crescente de dalits se torna cristão, mais estados na Índia estão reagindo aprovando leis anti-conversão, que, acredita Paul Robinson, “abrirão o caminho para mais violência”.

– O último estado a legislar contra a liberdade de fé é Uttarakhand. Os cristãos que compartilham sua fé podem enfrentar uma sentença de prisão de até cinco anos. –

A nova lei exige que o clero que levar uma pessoa a Cristo, avise com um mês de antecedência, o que desencadeará uma investigação policial sobre a conversão proposta. E os indivíduos que desejam mudar de religião devem primeiro obter permissão do governo do estado.

A lei legisla contra a ‘conversão forçada’. Em face disso, isso pode parecer razoável. Mas a lei está aberta a abusos. Qualquer aviso de julgamento poderia ser considerado uma ameaça, e a promessa do céu como um incentivo. E obras de caridade cristãs poderiam ser retratadas como uma forma de suborno.

Os radicais hindus fizeram ameaças de morte contra os cristãos em Uttarakhand e ordenaram que eles fechassem suas igrejas. Atos de intimidação são relatados quase diariamente.

Leis anti-conversão semelhantes estão em vigor em Odisha, Madhya Pradesh, Chhattisgarh, Gujarat, Himachal Pradesh e Jharkhand, e estão pendentes em outros lugares.

Significativamente, também houve medidas para impor legislação anticonversão que seria vinculativa em toda a Índia.

Kumar Swamy, do Conselho Cristão de toda a Índia, alerta: ‘O BJP tem uma agenda para levar a lei anti-conversão a todo o país. Muitos dos principais ministros influentes na Índia, estão pressionando isso. Estamos realmente preocupados com esta lei draconiana.

Também existem medidas na Índia para alterar a constituição para transformar o país de um estado secular em um estado hindu.

Ore pela Índia

“Por favor, ore pela Índia”, diz Kumar. ‘Nossa oração é que, apesar da perseguição, a Igreja de Jesus Cristo na Índia permaneça firme na palavra e continue a testemunhar. Que não teremos medo e não seremos intimidados, mas continuaremos sendo corajosos e firmes. Este é o nosso chamado como cristãos indianos.

‘Somos gratos a Deus pela parceria da Release International. É precioso. Não tomamos isso como garantido, porque eles estão vindo para ficar conosco, não apenas em oração, mas com ajuda prática. ‘

A libertação está treinando pastores, fornecendo apoio médico aos cristãos atacados e dando apoio financeiro aos cristãos envolvidos em batalhas legais pela liberdade de fé, que podem durar anos.

O Release Partner, o AICC, é uma aliança nacional criada em 1998 para dar uma voz unida aos cristãos indianos. Ele atravessa barreiras denominacionais para impedir a crescente violência contra a minoria cristã.

Através de sua rede internacional de missões, a Release International atua em cerca de 25 países ao redor do mundo, apoiando pastores, prisioneiros cristãos e suas famílias; fornecendo literatura e bíblias cristãs; e trabalhando pela justiça.

© Amigo De Cristo – Site de notícias cristãs do Brasil e Mundo.