Perseguição contra cristãos na Índia aumenta severamente

Os cristãos na Índia estão enfrentando altos níveis de perseguição

Perseguição cristãos Índia aumenta severamente
Cristãos na Índia enfrentam altos níveis de perseguição (Foto: Reprodução)

Relatórios mostram que a perseguição contra os cristãos está aumentando severamente na Índia. A Release International, pede à Índia que revogue as leis anti-conversão e proteja sua minoria cristã.

O último relatório anual da Irmandade Evangélica da Índia (EFI) lista 366 incidentes em que os cristãos foram alvos em 2019. Nos dois primeiros meses de 2020, a EFI registrou mais de 40 ataques contra cristãos.

A maioria dos incidentes são violência física, ameaças, assédio e a interrupção dos serviços da igreja por radicais religiosos ou pela polícia.

Devido os ataques e interrupção das reuniões de oração e a adoração aos domingos é agora uma tendência em muitos estados na Índia. No entanto, cristãos são acusados ​​e detidos sob a acusação de conversão forçada.

O relatório anterior de 2018 documentou 325 ataques contra cristãos. O relatório de 2019 mostra um aumento de mais de 12,5% na perseguição registrada contra os cristãos.

A Comissão de Liberdade Religiosa Internacional dos Estados Unidos também verificou que os crimes de ódio religioso na Índia estão aumentando. Seu último relatório afirma: ‘A violência da multidão foi praticada contra os cristãos sob acusações de conversão religiosa forçada ou induzida’.

Revogar leis anti-conversão

A Release International, que apoia cristãos perseguidos em todo o mundo, nomeou a Índia como um país de preocupação. “Diante do crescente nacionalismo hindu, os cristãos estão se tornando cada vez mais alvos de violência e ataques a suas igrejas”, diz Paul Robinson, CEO da Release.

“Pedimos ao governo indiano que reconheça a crescente violência e ajude a proteger sua minoria cristã. Deveria revogar as leis anti-conversão, que estão sendo usadas para despertar o ódio religioso.

A Release International, está trabalhando com outros parceiros para apoiar os cristãos que enfrentam violência e perseguição. Os cristãos representam pouco mais de 2% da população da Índia.

Por trás dessas estatísticas, há histórias de genuína perseguição contra cristãos notável. Em 3 de março, atacantes espancaram um pastor da Índia no chão e o atacaram repetidamente em motocicletas.

O pastor Isaac Paulose, foi parado a 300 metros de sua casa em Madhya Pradesh. Dez homens o acusaram de converter indianos ao cristianismo e ameaçaram matá-lo. Eles o espancaram com varas de bambu e uma grossa corrente de metal, antes de atropelá-lo com cinco motocicletas.

De acordo com o Morning Star News, o Pastor Paulose, da Grace Fellowship Church, sofreu um ferimento na costela e na cabeça e nas mãos. Ele disse a um colega líder cristão que não estava com medo, mas estava feliz por sofrer pelo nome de Jesus.

Violência nacionalista

O ultra-nacionalismo está em ascensão na Índia. A eleição geral do ano passado produziu uma vitória esmagadora para o BJP nacionalista. Os ataques contra a minoria cristã da Índia mais do que duplicaram desde que o BJP chegou ao poder em 2014.

Os cristãos indianos temem que essa nova mudança em direção ao nacionalismo possa levar a ainda mais ataques”, alerta Paul Robinson, CEO da Release International.

“Há anos, extremistas nacionalistas fomentam a intolerância em relação aos cristãos, que estão cada vez mais se transformando em violência. Na pior das hipóteses, essa atitude sustenta que ser indiano é ser hindu – e que minorias, incluindo cristãos, não serão mais toleradas. ‘

Essa união da política de direita e do nacionalismo e extremismo religioso, é conhecida como Hindutva. No entanto, “Nacionalismo e Hindutva andam de mãos dadas”, diz Kumar Swamy, coordenador nacional do Conselho Cristão da Índia (AICC), parceiro da Release International.

O hindu típico, normalmente vê o cristianismo como uma religião ocidental e “Jesus” como um deus ocidental. Esta é uma noção totalmente falsa.

Grupos hindus de direita estão revoltados com o crescente número de conversões ao cristianismo pela subclasse dalit. Existem hoje entre 250 e 300 milhões de dalits na Índia. Os dalits às vezes são chamados de ‘intocáveis’ e frequentemente vistos como sub-humanos.

Eles recebem os empregos mais humildes da sociedade, porque muitos hindus acreditam que a extrema pobreza é o lote ordenado pelos dalits na vida.

Mas um número crescente de dalits está respondendo à mensagem cristã de que eles são amados e valorizados. E essa mensagem do evangelho conquistou o coração do parceiro de lançamento Kumar Swamy:

“Na minha infância, ouvia constantemente minha mãe dizendo que somos intocáveis ​​- ‘sub-humano’ é a palavra que ela usava – lembro-me vividamente – de que não somos seres humanos. E foi assim que cresci, ouvindo constantemente da minha mãe que sou um sub-humano, não sou um ser humano real.

‘Então, eu me vi como um dalit, que é apenas o evangelho que valoriza os seres humanos. Há dignidade no evangelho – e é isso que todo Dalit deseja ouvir. Ele quer ser tratado como um ser humano.

‘O evangelho é a resposta para os problemas dos dalits – esse evangelho, que tem o poder de libertar, dar dignidade, esperança e verdadeira liberdade.

Quando um dalit ouve que é criado à imagem de Deus, eles percebem que existe um Deus que os trata da mesma forma. Os dalits estão chegando a Jesus Cristo em grande número.

Leis anti-conversão

E à medida que um número crescente de dalits se torna cristão, mais estados na Índia estão reagindo aprovando leis anti-conversão, que, acredita Paul Robinson, “abrirão o caminho para mais violência”.

– O último estado a legislar contra a liberdade de fé é Uttarakhand. Os cristãos que compartilham sua fé podem enfrentar uma sentença de prisão de até cinco anos. –

A nova lei exige que o clero que levar uma pessoa a Cristo, avise com um mês de antecedência, o que desencadeará uma investigação policial sobre a conversão proposta. E os indivíduos que desejam mudar de religião devem primeiro obter permissão do governo do estado.

A lei legisla contra a ‘conversão forçada’. Em face disso, isso pode parecer razoável. Mas a lei está aberta a abusos. Qualquer aviso de julgamento poderia ser considerado uma ameaça, e a promessa do céu como um incentivo. E obras de caridade cristãs poderiam ser retratadas como uma forma de suborno.

Os radicais hindus além da perseguição fizeram ameaças de morte contra os cristãos em Uttarakhand e ordenaram que fechassem suas igrejas. Atos de intimidação são relatados quase diariamente.

Leis anti-conversão semelhantes estão em vigor em Odisha, Madhya Pradesh, Chhattisgarh, Gujarat, Himachal Pradesh e Jharkhand, e estão pendentes em outros lugares.

Significativamente, também houve medidas para impor legislação anticonversão que seria vinculativa em toda a Índia.

Kumar Swamy, do Conselho Cristão de toda a Índia, alerta: ‘O BJP tem uma agenda para levar a lei anti-conversão a todo o país. Muitos dos principais ministros influentes na Índia, estão pressionando isso. Estamos realmente preocupados com esta lei draconiana.

Também existem medidas na Índia para alterar a constituição para transformar o país de um estado secular em um estado hindu.

Ore pela Índia

“Por favor, ore pela Índia”, diz Kumar. ‘Nossa oração é que, apesar da perseguição, a Igreja de Jesus Cristo na Índia permaneça firme na palavra e continue a testemunhar. Que não teremos medo e não seremos intimidados, mas continuaremos sendo corajosos e firmes. Este é o nosso chamado como cristãos indianos.

‘Somos gratos a Deus pela parceria da Release International. É precioso. Não tomamos isso como garantido, porque eles estão vindo para ficar conosco, não apenas em oração, mas com ajuda prática. ‘

A organização está treinando pastores, fornecendo apoio médico aos cristãos atacados e dando apoio financeiro aos cristãos envolvidos em batalhas legais pela liberdade de fé, que podem durar anos.

O Release Partner, o AICC, é uma aliança nacional criada em 1998 para dar uma voz unida aos cristãos indianos. Ele atravessa barreiras denominacionais para impedir a crescente violência contra a minoria cristã.

Através de sua rede internacional de missões, a Release International atua em cerca de 25 países ao redor do mundo, apoiando pastores e cristãos perseguidos junto à suas famílias; fornecendo literatura e bíblias cristãs; e trabalhando pela justiça.