O que realmente significa seguir Jesus

Seguir verdadeiramente a Cristo é colocá-lo em primeiro lugar em sua vida e render-se à liderança Dele.

O que realmente significa seguir Jesus
O que realmente significa seguir Cristo

A nossa definição moderna de seguir Jesus parece muito diferente do que há dois mil anos atrás. Para muitos, frequentamos a igreja abrimos a Bíblia e servimos na cozinha local uma vez por ano, isso se estivermos nos sentindo generosos.

Isso está muito longe da devoção que os cristãos da igreja primitiva mostraram porque, para eles, era um modo de vida. Havia pouco meio-termo ou falta de coração e, onde havia, era frequentemente chamado. No entanto, não vivemos nesses dias; nosso mundo agora muito diferente de tempos tão modestos.

Então, como definimos como é seguir a Jesus? Você pode se surpreender ao saber que a definição não mudou; seguir Jesus hoje parece o mesmo de então.

Onde a Bíblia fala sobre seguir Jesus?

Existem muitos versículos na Bíblia que trazem definição ao que realmente se segue a Jesus. No entanto, resume-se bastante bem:

E chamando a multidão para ele com seus discípulos, ele lhes disse: ‘Se alguém vier atrás de mim, negue a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Pois quem quer que salve sua vida a perderá, mas quem perder sua vida por minha causa e o evangelho a salvará . ‘” Marcos 8: 34-35 (ESV)

Jesus estava falando com uma multidão sobre o custo de segui-lo. De fato, ele diz nos versículos seguintes que aqueles que teriam vergonha dele e de suas palavras seriam rejeitados do outro lado desta vida. Jesus deu três ações – ordens – para segui-lo.

  • Negue a si mesmo.
  • Pegue a cruz.
  • Siga-o.

A raiz da palavra negar significa “separar” ou “afastar-se”. O primeiro passo para seguir Jesus é esquecer o próprio eu e os interesses. Isso também contraria completamente o desejo de sua carne. Porque sua carne lhe dirá para se colocar primeiro; para procurar seus próprios interesses. Mas Jesus nos chama a um modo de vida diferente. Ele nos chama para uma vida que deixa de lado o ego para buscar a Deus e servir aos outros ( Mateus 22: 36-40 ).

Depois de negar a nós mesmos, devemos pegar a cruz, o que significa essencialmente estar em conformidade com o exemplo que Jesus mostrou quando se sacrificou na cruz. Mais uma vez, Jesus modelou o sacrifício do eu para a salvação dos outros.

Na sua essência, este versículo nos ordena a esquecer nosso egoísmo e interesses, obedecer ao exemplo do sacrifício e seguir Jesus, não importa o custo. Fazer isso, como diz o versículo 35, é salvar a vida de alguém. A pergunta que você deve se fazer ao seguir a Jesus é: eu preferiria sacrificar a segurança eterna por satisfação temporária ou a satisfação temporária por segurança eterna? Ou, como coloca Matthew Henry, “devemos temer a perda de nossas almas”.

5 Versículos da Bíblia sobre Seguir Jesus

Aqui estão outros versículos da Bíblia que nos mostram como é seguir a Jesus.

  • 1 Pedro 2:21 : “ Por isso você foi chamado, porque Cristo também sofreu por você, deixando-lhe um exemplo, para que você possa seguir os seus passos .”
  • 1 João 2: 3-4: “ E com isso sabemos que o conhecemos, se guardarmos seus mandamentos. Quem diz “eu o conheço”, mas não guarda seus mandamentos, é um mentiroso, e a verdade não está nele.
  • Efésios 5: 1-2: “ Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados. E ande no amor, como Cristo nos amou e se entregou por nós, uma oferta e um sacrifício perfumado a Deus . ”
  • 1 Pedro 1: 14-16: “ Como filhos obedientes, não se conformem com as paixões de sua antiga ignorância, mas como quem o chamou é santo, você também será santo em toda a sua conduta, uma vez que está escrito:“ Você será santo, porque eu sou santo . ‘”
  • Mateus 6:33: “ Mas busque primeiro o reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a você .”

Entre esses versículos, há muitas palavras e ideias semelhantes. Instruções para seguir Jesus que podem ser resumidas desta maneira:

“Exemplo”, “Siga os passos dele”, “Imitar ” – É-nos dito repetidamente que um seguidor de Jesus viverá como ele. Seguir verdadeiramente a Cristo é seguir seu exemplo e imitar sua vida.

Guarde seus mandamentos”, “Seja santo ” – Um seguidor de Jesus seguirá uma vida santa e justa. Não acertaremos cem por cento do tempo porque somos humanos, mas nosso objetivo é viver uma vida que o honre.

Procure primeiro ” – tudo vem depois dele; nosso foco está em Deus. Quando você entrega sua vida a Jesus, você se compromete a colocá-lo em primeiro lugar, acima de tudo.

O que significou para os discípulos de Jesus segui-lo?

Enquanto caminhava pelo mar da Galiléia, ele viu dois irmãos, Simão (que se chama Pedro) e André, seu irmão, lançando uma rede ao mar, pois eram pescadores. E ele lhes disse: ‘Sigam-me, e eu farei de vocês pescadores de homens‘. Imediatamente eles deixaram suas redes e o seguiram. E, saindo dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, no barco com Zebedeu, seu pai, consertando suas redes, e ele os chamou. Imediatamente eles deixaram o barco e o pai e o seguiram.” Mateus 4: 19-25

Quando Jesus chamou seus primeiros discípulos, chamou quatro pescadores comuns para se juntar a ele em sua jornada. Ele fez um simples chamado para seguir, e todos os quatro homens imediatamente deixaram seu trabalho, pertences e pessoas para seguir Jesus. Tudo era secundário para Cristo.

Isso serve como um exemplo de como é seguir a Jesus. Quando Ele chama você para segui-lo, nada importa tanto quanto o seu relacionamento com Ele. Pois, como lemos em Mateus 6:33 , tudo o mais flui. Portanto, seguir verdadeiramente a Cristo é colocá-lo em primeiro lugar em sua vida e render-se à liderança Dele. Como os discípulos seguiram Jesus aonde quer que ele fosse, devemos fazer o mesmo.

Finalmente, o que notamos nesta passagem é um propósito. Jesus disse essencialmente: “Quero que você me siga de todo coração e cumpra sua missão de levar as pessoas a mim.” Quando você se compromete com Cristo, não é apenas para você e não é apenas para ele. Você se compromete a fazer com que o chefe dele aponte o seu também.

E isso é ser um pescador de homens – apontar as pessoas para Deus. Se você ama a Cristo, amará os outros e os ajudará a encontrar um relacionamento com ele.

Qual é o custo de seguir Jesus hoje?

Como aprendemos, seguir Jesus é:

1. Negue auto e interesses para buscar Deus primeiro.

2. Conforme o exemplo de Cristo.

3. Siga-o com toda a justiça.

Como isso acontece hoje? Não será fácil, mas se você se comprometer a segui-lo, haverá uma grande recompensa para você do outro lado desta vida: a eternidade na presença dele! Portanto, quando o mundo e sua carne o convidam a servir seus próprios interesses, faça o oposto e direcione essa energia para buscar Deus primeiro e cuidar dos outros. Isso não significa que você sacrifica o auto cuidado ou permite que outras pessoas andem sobre você como um capacho, mas significa tirar o foco de si mesmo. Sua vida deve estar comprometida em servir e amar a Deus e aos outros.

Passos para seguir Jesus, se você nunca teve

Se você não tem um relacionamento pessoal com Jesus, vamos conversar um pouco sobre isso. Quero que saiba que não precisa do momento perfeito para vir a Cristo. Você não precisa se limpar antes de segui-lo. Jesus cuidará do pecado; você simplesmente vem a ele como você é.

Seguir a Cristo é ter uma conversa simples e honesta com ele. Uma conversa que confessa o pecado, pede desculpas pelo pecado em que você se envolveu, pede perdão, convida Jesus à sua vida e se compromete a segui-lo. É essencial afastar-se dos seus pecados e proclamar que realmente segue Jesus o resto de sua vida.

Você vai segui-lo? Você negará a si mesmo, sua carne e prazeres passageiros por um relacionamento com Deus e a eternidade em sua presença? Não é fácil segui-lo, mas ele promete muitas vezes nas Escrituras que estará com você. Confie na sua vida nas mãos e cuide de um Deus amoroso.

Ore comigo,
Jesus, você é bom e perfeito; não há ninguém como o Senhor em toda a criação. Sei que nem sempre entendi direito e peço desculpas por isso. Sinto muito por cada pensamento, palavra e ação que se originou da minha carne e foi contra o que Senhor nos ensinou. Pode me perdoar, por favor? Eu sinto muito. Comprometo-me a me afastar do pecado – a negar minha carne – a fim de segui-lo e servi-lo. Convido o Senhor, a entrar na minha vida e procuro servi-lo primeiro, permitindo que tudo mais flua a partir dessa postura de rendição. Por favor, Deus, ajude-me a viver como Senhor, capacitado pelo Espírito Santo trabalhando em e através de mim. Minha vida é sua e irei aonde Senhor me chamar, para compartilhar sua verdade com o maior número possível. Em nome de Jesus, oro, amém.

Por: Brittany Rust, que tem a paixão de ver as pessoas impactadas pela verdade da Palavra de Deus e pelo poder de Sua graça através da escrita. Ela é a fundadora dos Ministérios da Verdade e da Graça