Cristãos e curdos estão voltando para Síria apesar do risco

O norte da Síria ainda não é seguro, mas alguns curdos estão voltando para suas casas

Cristãos e curdos estão voltando para Síria apesar do risco
Cristãos e curdos juntos em igreja curda no Líbano, antes de voltarem à Síria

Os cristãos sírios podem ter desaparecido de muitas manchetes de notícias globais, mas isso não significa que a crise acabou. O norte da Síria ainda não é seguro, mas muitos dos curdos estão voltando para suas casas.

De acordo com a USAID, aproximadamente metade da população curda deslocada voltou para casa até agora, embora esse número esteja em disputa.

Outros permanecem no Líbano, a organização Horizons International, fornece ajuda aos cristãos refugiados e curdos, eles compartilham o Evangelho. Nihad, diretor de ministérios curdos da Horizons, diz que aqueles que se tornam seguidores de Cristo querem alcançar mais do seu povo para ele.

“Assim como Jesus estava levantando Seus discípulos e treinando-os para que eles pudessem sair para plantar igrejas, é isso que precisamos fazer por esses cristãos curdos.” Diz o diretor, Nihad.

Em outubro, a invasão da Turquia no norte da Síria levou mais de 200.000 pessoas – muitas delas curdas – para os países vizinhos. Aqueles que viajaram para o Líbano se juntaram a uma crescente comunidade de refugiados curdos.

“Há um grande número que chegou ao Líbano no último ano e meio; entre 300 e 400.000 ”, diz Nihad. Mais sobre o ministério curdo da Horizons. Quando servimos os curdos, tentamos cuidar de suas necessidades, como Cristo diz na Bíblia: “Eu estava com fome e você me alimentou; Eu era um estranho e você me acolheu. ”

Quando os refugiados curdos veem o amor de Cristo em ação, eles começam a se aquecer à Sua mensagem. Antes, havia muita coisa que resistiria ao Evangelho, mas agora não tanto, diz Nihad. As palavras e ações gentis dos crentes contrastam fortemente com as ações daqueles que seguem a religião majoritária.

“Os curdos estão dizendo que os cristãos não nos atacaram; os cristãos não estupraram nossas mulheres e nem roubaram nossas coisas.” Continua. Eles estão vendo o genocídio que a Turquia está fazendo em nome do Islã. Eles estão vendo uma grande diferença entre muçulmanos e cristãos e como eles tratam os curdos”.

Embora receber Cristo dê aos curdos a vida eterna e novas razões para ter esperança, os desafios atuais permanecem. Por exemplo, “no Líbano, na Síria ou no Iraque, nossos filhos estão sendo registrados como muçulmanos” quando frequentam a escola, diz Nihad.

Queremos ter o direito de registrá-los de acordo com nossas crenças, que são crenças cristãs. Protesta ele.

O desejo de liberdade religiosa e a luta diária da vida de refugiados fazem com que muitos curdos emigram. Das 30 famílias curdas que vieram a Cristo através do alcance da Horizons recentemente, 12 não podem pagar pela educação de seus filhos.

Por esse motivo, eles estão pensando em emigrar, podem ser 12 igrejas plantadas porque acreditam nas famílias curdas. “Encorajamos os crentes que estão vindo a Cristo aqui, para voltar para suas regiões e contar sobre Jesus.”diz Nihad.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui