Estudo sobre conhecer a vontade de Deus

O primeiro passo para conhecer a vontade de Deus é simplesmente conhecer a Deus.

Estudo sobre conhecer a vontade de Deus
Estudo sobre a vontade de Deus

Estudo sobre a vontade de Deus. Você já ouviu falar sobre isso. Mas como você sabe qual é a vontade de Deus? O primeiro passo para conhecer a vontade de Deus é conhecer a Deus.

Então você decidiu seguir a Cristo. Impressionante! Mas logo – talvez muito em breve – depois de fazer essa escolha, é provável que você seja confrontado por uma série de outras pessoas: meu trabalho é o certo para mim? Devo me juntar a esta igreja ou a essa? Eu deveria casar? Com quem devo me casar? Quando?

Que decisão mais agradará a Deus?

O teólogo JI Packer disse: “Nenhuma outra preocupação gera mais interesse ou desperta mais ansiedade [entre os evangélicos] hoje do que descobrir a vontade de Deus.” 1 Ele está certo.

Aqueles que seguem a Cristo estão ansiosos para agradá-lo – tanto nas grandes como nas pequenas escolhas que fazemos em nossa vida cotidiana. Queremos “acertar” e ter certeza de que estamos fazendo o que Deus quer que façamos.

Conheça Deus

O primeiro passo para conhecer a vontade de Deus é simplesmente conhecer a Deus, e possa amá-lo de todo coração: “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.” (Mateus 22:37)

Imagine que você entrou em um casamento verdadeiramente cego: você não sabe nada sobre o seu cônjuge, a não ser o fato de que ele ou ela é a pessoa que sua família escolheu para você.

Como você poderia saber o que seu novo companheiro prefere em qualquer assunto? Eles tomam café preto ou com creme e açúcar? Você não sabe você não pode saber, porque você não conhece essa pessoa.

É claro que, com o tempo, você se tornará consciente dessas coisas, mas apenas quando conhecer seu cônjuge. Da mesma forma, você conhece os fundamentos da vontade de Deus para você ao conhecer o próprio Deus.

Estudo da Palavra para conhecer a vontade Deus, é importante

Leia a sua Palavra – a Bíblia – O estudo sobre a vontade de Deus, é aprender sobre sua natureza e caráter. Descubra o que ele diz sobre o que lhe agrada e o que não. “O modo regular de Deus de nos mostrar o que ele nos chama é pela aplicação apropriada das verdades reveladas de uma vez por todas da Bíblia.”

Mas à medida que você aprende sobre Deus, lembre-se disto: seu relacionamento com ele é baseado em seu desempenho, não no seu. Nenhuma escolha que você possa fazer, nenhuma decisão que você possa chegar, fará com que ele te ame mais – ou menos – do que ele já fez.

Uma caçada cósmica?

Uma visão frequentemente apresentada é que discernir a vontade de Deus é como ir em uma caçada cósmica. Nós imaginamos que Deus tem um plano único e perfeito para as nossas vidas (o que é, é claro, oculto) que devemos descobrir, reconhecer e depois seguir em frente.

O autor Bruce Waltke chama esse ponto de vista de “uma versão do truque do velho vigarista, o jogo de três caracóis”. 3 Em que concha se esconde a vontade de Deus? E se eu perder a noção de todas as partes móveis? Como posso ter certeza do que e onde está sua vontade?

Essa visão implica que, em todos os assuntos, Deus tem um plano específico e oculto. A falha em descobrir resulta em uma sentença vitalícia para o Plano B.

Mas nada poderia estar mais longe da verdade.

Anos atrás, um homem muito instruído na Lei Judaica fez a Jesus uma importante pergunta sobre “fazer a coisa certa” para agradar a Deus. Ele perguntou: ‘Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?’ Jesus respondeu: ‘Ame o Senhor seu Deus com todo o seu coração e com toda a sua alma e com toda a sua mente.

Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é assim: ame seu vizinho como a si mesmo. Toda a lei e os profetas se apegam a esses dois mandamentos ‘”. 4

Em outras palavras, Deus se agrada quando o amamos de todo o coração e amamos os outros como fazemos a nós mesmos.

Isso é muito sua vontade para todo crente – e certamente não está oculto de nós. Jesus colocou para fora para o mundo inteiro ver.

Não é sobre você

Como o pastor Rick Warren disse em seu livro The Purpose Driven Life, “não é sobre você”. A vontade de Deus é sobre, bem, Deus. Ao buscar sua vontade, esforce-se para ver além de suas questões ou desejos imediatos e concentre-se em trazer glória a Deus através de sua vida.

Deus tem um plano para o seu reino. Como crente, você faz parte do reino – mas não é a única parte. Ele está satisfeito e satisfeito com você baseado no sacrifício de Cristo, não em seu desempenho.

De fato, muitas das pequenas decisões sobre as quais agoniza podem funcionar para o seu bem e a glória de Deus de várias maneiras diferentes. Seu principal desejo é que você o ame – e aos outros – bem.

Obedeça-o que você sabe, confia e vai

“Não podemos prever ou controlar o que ainda não aconteceu, nem podemos mudar o passado, mas Deus é soberano sobre ambos”, escreve Gerald Sittser.

Ele sugere que, em vez de perguntar a Deus se você deveria ser um professor ou um contador, “uma pergunta melhor poderia ser ‘Deus, o que você exige de mim agora, hoje? O que lhe agradaria e lhe traria honra nesta circunstância imediata? De alguma forma, essas decisões parecem menos paralisantes e mais fáceis de discernir.”

Em vez de ficar preso e concentrado em cada decisão individual, é mais sensato considerar a Palavra de Deus com cuidado, pedir o conselho de crentes maduros, considerar as portas que Deus está abrindo ou fechando em oportunidades, e então simplesmente obedecer ao que você é capaz. discernir em fé.

Deus é sábio, poderoso e bom. Ele é capaz de fazer com que todas as coisas funcionem juntas “para o bem daqueles que o amam, que foram chamados de acordo com o seu propósito”. Uma vez que você tenha refletido ponderada e em oração sobre suas opções, simplesmente obedeça ao que sabe, confie em Deus, e siga em frente.

Seja flexível

Finalmente, ao considerar a vontade de Deus, seja flexível. Um sim para uma situação não significa necessariamente que sim para sempre, nem significa que uma questão semelhante não surja novamente em condições diferentes.

As circunstâncias podem mudar, mas Deus não muda. 8 Ele é sempre fiel aos seus filhos da aliança. “Esta semana”, escreve o pastor Gregg Matte, “um cruzamento relacional poderia mudar o curso de sua vida. Uma conversa de joelhos pode ser o ponto de inflexão da sua vida de oração.

Da mesma forma, um telefonema inesperado pode deixá-lo de joelhos. A vida nem sempre é fácil. Seu curso pode mudar em segundos, mesmo quando tentamos planejar os anos”.

Norte verdadeiro

Um caminhante sabe que, não importa o destino, ele precisa ser capaz de se orientar para o norte verdadeiro. Se ele puder manter essa constante diante dele, ele poderá encontrar o caminho. O norte verdadeiro para o crente que busca a vontade de Deus é a resposta a estas perguntas: Será que Deus será glorificado nesta escolha? Demonstra meu amor por ele e pelos outros?

Se você puder responder sim, sua decisão está em harmonia com Deus, e você pode estar confiante enquanto se move em fé.

Autor: Gustavo Rodrigues – Conhecendo a Bíblia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui