Reforma Protestante 502 anos de História que mudou a igreja

A Reforma não foi um reavivamento

Reforma Protestante 502 anos de História
Reforma Protestante 502 anos de História

Se focarmos somente no número 502 anos do aniversário da Reforma Protestante, pode correr o risco de esquecer o seu verdadeiro significado, como um período importante na história da igreja cristã.

Uma compreensão de momentos importantes ao longo do tempo tem o significado de repetir a verdade que esses dias e períodos expõem, independentemente de qual seja o aniversário numerado.

Embora a Reforma Protestante tenha nos trazido muitas verdades na forma de reforma da igreja, desenvolvimento cultural e similares, há três aspectos específicos que são essenciais para entender a Reforma e, o mais importante, para entender e ouvir a verdadeira beleza da Reforma: proclamada palavra de perdão por causa de Cristo.

A Reforma não é reavivamento

Não somos estranhos à ideia de reavivamento, de fato, pode-se argumentar que o reavivamento formou parte do núcleo do que poderia ser considerado cristianismo. Nos Primeiro e Segundo Grande Despertar dos séculos 18 e 19, o entusiasmo pela piedade e santidade pessoal espalhou-se rapidamente através de reuniões em tendas, pregadores de circuito e fervor religioso.

Uma marca-chave desses movimentos foram sentimentos pessoais e internos de devoção religiosa, bem como reforma moral externa. Ser crente em Cristo era sentir o Espírito Santo trabalhando interiormente e viver uma vida moral pura exteriormente. É claro que esta é uma imagem pintada em traços muito amplos.

Por outro lado, Martinho Lutero não estava preocupado tanto com a reforma moral quanto com a reforma doutrinária e teológica. Enquanto muitos reformadores católicos da época de Lutero, incluindo Erasmus, queriam desesperadamente reformar a moralidade da igreja, Lutero rejeitou essas diretrizes.

O que é fascinante nisso, no entanto, é que, por sua insistência em que a Igreja focalize novamente sua atenção na pura proclamação do Evangelho, ocorreu uma reforma moral. Ao colocar a recuperação de Cristo crucificado no centro da Reforma, Lutero não estava ignorando a vida cristã.

Em vez disso, ele simplesmente o colocou em seu devido lugar, como um derramamento da Palavra pregada e o resultado prometido da liberdade do cristão.

A Reforma foi focalizada

Quando dizemos que Lutero redescobriu o Evangelho durante sua vida, o que exatamente queremos dizer? Em contraste com as tentativas humanas de justificar-se segundo a Lei, o Espírito Santo usa o Evangelho para proclamar para nós que a morte e ressurreição de Cristo na cruz nos justificaram de uma vez por todas, sem qualquer ajuda ou assistência de nós.

Aqueles que estão nas tradições da Reforma acham relevante promover a busca interior de garantir essa justificativa, porque entendemos que o homem ou a mulher cristã ainda estão em guerra com o pecado, como Romanos 7 nos diz. Assim, para encontrar segurança nas promessas de perdão e justificação de Cristo, é preciso olhar para a obra terminada do Salvador na cruz, que permanece objetivamente verdadeira, não importa como nos sintamos interiormente.

Sabemos que esse trabalho de promessa e cumprimento é verdadeiro porque o encontramos na Palavra de Deus, uma palavra que afeta o que promete quando atinge os ouvidos do ouvinte de fora através da pregação e dos sacramentos.

Além disso, então, o Evangelho se espalha pela palavra pronunciada de perdão de um pecador para outro. Pense, por um momento, quão bonito é isso. Por meio do Espírito Santo e em Cristo, até os lábios mais ressecados podem falar a verdade da Palavra de Deus ao próximo e, inversamente, ouvidos surdos ouvem.

Esta é a obra do sacerdócio de todos os crentes e a característica definidora da própria igreja. A verdade de que todos os crentes podem perdoar os outros, independentemente de sua vocação ou posição no mundo, é tão revolucionária hoje quanto foi na época de Lutero.

Mais importante ainda, essa necessidade de uma Palavra sobre nós mesmos, de fora de nós mesmos, nos empurra para a cruz, o que significa que ela nos empurra para Cristo como a única resposta ao nosso pecado. Praticamente falando nesta vida, quando somos levados à cruz, a obra de Deus através de Sua Palavra também nos leva a exteriores um ao outro.

A Reforma não era nova e, no entanto, é sempre nova

Vemos várias vezes na obra de Lutero e seu bom amigo e colega, Phillip Melanchthon, uma tentativa de convencer o papado de que a necessidade de Cristo somente pela graça somente através da fé não era novidade para o cristianismo.

Citando os pais da igreja, os credos e claramente rejeitando as heresias da igreja quando necessário, Lutero e outros da Reforma Magisterial queriam nada mais do que um retorno a Cristo crucificado como o centro da fé cristã. Isso é algo que eles viram claramente representado pelas Escrituras.

Não importa a hora e o local, continuaremos a ver resistência à ideia de Reforma. Isso não deveria nos surpreender. Alguns chamam o Evangelho de “novo” ou talvez insistam que ele vem com pré-requisitos. Outros podem afirmar que a Reforma teve menos a ver com o Evangelho do que gostaríamos de pensar.

Mas aqui é onde a borracha encontra o caminho, pois onde não podemos ver os objetivos da Reforma nas Escrituras, devemos abandonar a celebração. Mas, como as Escrituras continuam pedindo perdão objetivo dos pecados, a imputação da justiça de Cristo e o sacerdócio de todos os crentes por causa da obra consumada de Cristo, os cristãos hoje devem retornar às raízes da reforma de Lutero. Essas raízes não são novas, elas não estão improvisando, mas apenas recuperando a verdade do Evangelho.

No entanto, ao mesmo tempo, podemos ser encorajados que os dons de Deus defendidos pelos pensadores da Reforma – perdão proclamado pelos pecados de alguém e crença em Jesus Cristo – são sempre considerados novos por quem os recebe. O perdão nunca chega aos ouvidos do pecador como uma notícia antiga. São as boas novas que devem ser repetidas, recontadas e re-proclamadas repetidamente.

Além disso, vivemos em um tempo e lugar onde a proclamação do Evangelho é, de fato, muito nova para um povo que raramente a ouve. Uma pesquisa recente mostra que 33% dos cristãos americanos discordam um tanto ou mais de que “Deus considera uma pessoa justa, não por causa de suas obras, mas apenas por causa da fé em Jesus Cristo”. Outros 14% não tinham certeza dessa afirmação.

significa que quase metade dos cristãos na América não acredita em uma afirmação muito central da fé cristã histórica.Uma nova reforma – e com isso simplesmente quero dizer um retorno às verdades da reforma de Lutero, que era por si só um retorno às verdades do cristianismo – é necessário agora mais do que nunca.

Celebrar o Dia da Reforma como cristão histórico

Celebrar o Dia da Reforma como cristão histórico é celebrar o mesmo retorno ao Evangelho que Martinho Lutero redescobriu ao longo de sua vida. Observar esse dia e marcá-lo como uma data importante na história da igreja cristã deve, esperançosamente, mais do que qualquer outra coisa, nos dar mais oportunidades de apontar para Cristo crucificado pelos pecados de você e de mim.

O Dia da Reforma nos lembra nossa história, mas, mais importante, nos dá a chance de continuar proclamando o dom do perdão por causa de Cristo – um ato que nunca é novo em folha, mas sempre novo para todos nós que precisamos desesperadamente de uma ajuda. Salvador.

Por: Kelsi Klembara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui