Capelão conta como abandonou o comunismo após ler a Bíblia escondido

Capelão conta como abandonou o comunismo após ler a Bíblia escondido
O capelão da Marinha Australiana Miroslav Velebir, abandonou o comunismo após ler a Bíblia. (Foto: Reprodução/Eternity)

O capelão da marinha australiana, Miroslav Velebir, nascido e criado no comunismo da Checoslováquia, conta que não havia uma tradução sólida da Bíblia completa disponível em sua língua materna eslovaca.

Os cristãos eslovacos tiveram algumas traduções feitas anteriormente, mas a maioria delas estava significativamente ausente, lingüística ou teologicamente. Mas todos os cristãos eslovacos sabiam que um grupo de estudiosos estava trabalhando em uma nova tradução completa na linguagem do coração e aguardavam ansiosamente sua chegada.

Até aquele dia, Miroslav, então adolescente, simplesmente se contentava com uma pequena cópia ilegal do Novo Testamento que ele lia secretamente debaixo da mesa na escola primária (ensino médio, na Austrália).

Sob o regime comunista, a Igreja Evangélica de Augsburgo na Eslováquia, só era oficialmente autorizada a publicar duas publicações cristãs por ano. Até esses dois textos escolhidos eram cuidadosamente checados quanto a mensagens subliminares e censurados pelo Ministério da Cultura e pela polícia secreta do governo.

A maior parte de sua literatura cristã como o pequeno – Novo Testamento, de Miroslav, foi impresso no exterior e contrabandeada para o país.

Eles foram impressos sem o reconhecimento da impressora e, geralmente, com apenas um título e autor exibidos e nada mais. Se o autor era checoslovaco, também não havia nenhum autor impresso. “Era mais seguro assim”, explica Miroslav.

Alguns anos depois, ele encontrou seu Novo Testamento ilegal bem encaixado no bolso de seu uniforme do exército enquanto servia seu serviço militar obrigatório.

Eu lia em todos os lugares possíveis e impossíveis, como ficar diariamente em filas para almoços e jantares; em exercícios secretos do exército na fronteira alemã com os generais russos à vista; me escondendo atrás da chaminé no telhado do quartel do exército.

Enquanto eu me escondia dos meus deveres para passar dez minutos orando com meu companheiro soldado cristão, Batista Pentecostal ou qualquer coisa, não acreditávamos em rótulos, éramos um em Cristo, Lembra Miroslav.

Ele encontrou na Bíblia um começo de conversa perfeito, com outras pessoas que lhe perguntaram o que ele estava lendo.

Até li para o oficial que era o segundo no comando de todo o quartel, que me chamou para ajudá-lo a digitar alguns documentos secretos … Depois que eu fiz o trabalho, ele continuou fazendo muitas perguntas sobre minha fé e por uma hora- e meia ele ouviu atentamente.

Ele nunca tinha ouvido o evangelho antes. Eu aproveitei qualquer oportunidade para compartilhar seu conteúdo com curiosos. Esse pequeno Novo Testamento tem visto muito em seus anos, disse ele ao Eternity News.

Miroslav quase perdeu o livro precioso quando foi confiscado, depois que seus livros foram publicados. No entanto, ele foi devolvido depois que a mãe escreveu às autoridades e convenceu-as com sucesso de que eles estavam controlando o comportamento.

O estado estava sempre querendo evitar a acusação de estar controlando, diz Miroslav – “repressivo, mas não controlador”, esclarece.

No entanto, mesmo com seu fiel Novo Testamento, Miroslav estava sempre esperando o dia em que receberia uma tradução de toda a Bíblia em sua língua materna.

Demorou um pouco para chegar até nós. Foi impresso pela Sociedade Bíblica na Coreia do Sul e levado à nossa fronteira, mas o governo comunista não estava tão interessado em deixá-lo entrar em nosso país. Lembra ele.

Caminhões com 30.000 Bíblias – de memória, esse foi o número impresso no início – foram mantidos por várias semanas na fronteira alemã com a Checoslováquia.

Somente após inúmeras intervenções e pressão de nossos amigos e cristãos do exterior, os caminhões foram deixados entrar. Eu consegui minha primeira Bíblia em 1979, aos 17 anos.

Uma vez que estava em seu poder, Miroslav embarcou em uma vida de estudos bíblicos vorazes e lendo sua Bíblia de capa a capa.

Depois da escola primária, Miroslav embarcou em estudos teológicos, embora nem isso fosse simples. O diretor da escola, que normalmente assinaria a inscrição de um aluno para estudos superiores, rasgou sua inscrição. Mas Miroslav perseverou, entrando em contato com a faculdade e recebeu uma solicitação como cidadão particular.

“Mesmo antes de ser aceito no seminário teológico, onde começava a aprender as línguas bíblicas originais, li toda a Bíblia três vezes e meu Novo Testamento cinco vezes.”

Desde então, Miroslav teve que mudar a capa de sua amada Bíblia algumas vezes e recuperá-la, porque começou se desmanchar. Ainda é minha Bíblia mais favorita, me lembra aqueles momentos maravilhosos em que estávamos sob a propaganda da perseguição comunistas.

Dificuldades

Foram tempos de crescimento real, dificuldades e muita alegria por serem considerados, pelo menos moderadamente, um pouco sofridos por nosso Senhor Jesus. Nós não tínhamos isso tão mal e estávamos sempre atentos a milhões de pessoas que pagam um preço – mesmo o sacrifício final da morte – em muitos lugares do mundo.

Jan Velebir, pai de Miroslav, está aposentado e tem 87 anos. Ele compartilha a paixão de Miroslav pela Bíblia, e diz que filho já a leu a Bíblia de capa a capa 53 vezes.

Jan era um pastor luterano sob o regime comunista. Como todos os pastores, ele era um funcionário do estado no Ministério da Cultura, suas atividades eram controladas. Como impedimento, os pastores eram mal pagos (recebiam cerca de metade do salário mínimo).

Miroslav se lembra de uma ocasião em que escondeu Bíblias ilegais em um compartimento escondido em um armário na igreja de seu pai. Isso deu ao pai uma negação plausível quando a polícia o questionou sobre els – o que eles fizeram.

Outra lembrança é de uma época em que a igreja tinha um grupo de 27 jovens vindo para um evento, mas foi forçada a cancelar. Acabou tudo sob o controle de Deus quando a polícia procurou os jovens, apenas para encontrá-los lá.

Miroslav tornou-se pastor em 1986 e trabalhou em seu país natal até 1991, quando sua primeira esposa faleceu e ele se mudou para Melbourne. Em 2006, ele se mudou para Perth, na Austrália Ocidental, onde começou a falar inglês e passou 11 anos pastoreando uma igreja lá. Ele se casou novamente e, entre ele e a esposa, eles agora têm sete filhos e oito netos.

Viver na Austrália depois de sua infância comunista apenas fortaleceu a paixão de Miroslav pela Bíblia.

Depois de migrar para a Austrália, percebi que a escravidão do consumismo e a prosperidade oferecidas pelo estilo de vida ocidental significam que muitas pessoas nunca conseguem realmente entender o verdadeiro preço de ser um discípulo de Jesus, diz Miroslav.

É muito mais difícil ser cristão quando a vida é tão fácil e confortável. Como as pessoas aqui podem entender: ‘Quem perde a vida por mim e pelo evangelho …’? “Minha Bíblia me lembra disso o tempo todo.” Enfatiza ele.

Em 2017, Miroslav juntou-se às forças de defesa australianas como capelão da Marinha porque, em suas próprias palavras, “ele estava quase pronto para a aposentadoria”.

Mas conversar com o homem de 58 anos deixa claro que a capelania não o impediu de fazer o que mais ama: compartilhar a Bíblia com outras pessoas.

“Passo 95% do meu tempo lidando com não-cristãos”, ele me diz. “Eu dei 40 a 50 Bíblias.”

“Encontrei recentemente um não-cristão cujo avô estava doente e tivemos uma conversa sobre a vida e a morte. Quarenta minutos depois, ele deu sua vida ao Senhor ”, ele diz e encolhe os ombros, erguendo as mãos para cima.

Sua mensagem é bem clara como um sino. Miroslav obviamente acha que tem o melhor emprego do mundo. “Quem não gostaria desse emprego?”, Ele pergunta com o gesto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui