Como devo santificar a Cristo como Senhor?

Onde Cristo deve ser santificado como Senhor? Pedro responde, “em seus corações”, “santificai ao Senhor Deus em seus corações”

Como devo santificar a Cristo como Senhor
Como devo santificar a Cristo como Senhor?

Como devo santificar a Cristo como Senhor? – “Antes santificai a Cristo, como Senhor, em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós” (I Pedro 3:15).

Feliz é o homem que rende sua vida ao Espírito Santo de Deus. Como é isto possível? O apóstolo Pedro explicou este procedimento nas palavras inspiradas por Deus e registradas em I Pedro 3:15, “santificai ao Senhor Deus em vossos corações”.

O Princípio

O que quer dizer “santificar” a Cristo como Senhor? “Glorificá-lo” quer dizer reconhecê-lo e responder às Suas gloriosas perfeições. “Magnificá-lo” significa considerar e honrar Sua infinita grandeza. “Justificá-lo” é enfatizar Sua inerente justiça e equidade. E, “santificá-lo” quer dizer reconhecer Sua completa santidade e tratá-lo com o devido respeito e submissão.

Alguém santifica a Cristo como Senhor quando O respeita como santo e age diante dEle como santo. Cristo é santificado no coração quando a atitude de alguém, seu modo de falar, obediência e até mesmo o descontentamento com o seu talento espiritual imperfeito (ou vida espiritual infrutífera) reflete uma influência pela santidade do Senhor Deus.

Em que sentido Cristo deve ser santificado no coração? Ele deve ser santificado (separado, respeitado) como “Senhor”. O Senhorio de Jesus Cristo é a grande doutrina do Novo Testamento. É interessante perceber que Jesus é chamado “Salvador” apenas 24 vezes no Novo Testamento, enquanto é chamado “Senhor” 144 vezes. Pense nisso. Há mais ênfase no senhorio de Jesus Cristo do que sobre o fato dEle ser o Salvador daqueles que crêem.

Alguém pode receber a Cristo como Salvador e não se submeter a Ele como Senhor. Mas ninguém pode render-se a Ele como Senhor sem recebê-Lo como Salvador. Portanto, o Novo Testamento exige que haja fé em Jesus Cristo o que levará alguém a submeter-se a Ele como Senhor. Desta maneira, salvação e santificação estão em vigor na vida do crente.

J. Hudson Taylor, um grande missionário na China na geração passada, enfatizou as implicações de se submeter ao senhorio de Jesus Cristo quando disse, “ou Ele é Senhor de todos ou Ele não é Senhor de tudo”. Santificar Cristo como Senhor quer dizer que a Ele é dado o controle, por um ato de vontade, em todos os aspectos da vida do crente.

O Lugar, Onde Cristo deve ser santificado?

Onde Cristo deve ser santificado como Senhor? Pedro responde, “em seus corações”, “santificai ao Senhor Deus em seus corações”(I Pedro 3:15).

Santificar a Cristo “no coração” indica uma atitude espiritual, não apenas um ritual executado pelo corpo. O “coração” é o termo que a Bíblia usa para falar da mente da emoção e da vontade do homem. Santificar a Cristo no coração significa que tudo que ocorre na mente, emoção e vontade é governado pela santidade e soberania do Senhor Jesus Cristo. O que a mente pensar deve ser influenciado pela natureza santa de Cristo. O que as emoções amarem e odiarem, aprovarem ou rejeitarem deve ser governado pela natureza santa de Cristo. É isto que quer dizer santificar a Cristo como Senhor no “coração”.

Mas preste mais atenção ainda. “Santificai o Senhor Deus EM seus corações”. O apelo não é para santificá-Lo “com” seu coração nem “do” seu coração, mas “no” seu coração, isto é, dentro dele. Há algum significado especial nessa palavra? Sim, há. Requer uma atitude interior, um certo tipo de espírito, não apenas submissão da carne. Santificar a Cristo como Senhor “no” seu coração requer uma sincera devoção e dedicação a Ele.

Imagine o seu coração como uma igreja, um lugar de adoração. A congregação que se ajunta ali é composta de seus desejos, motivos, vontades, gostos, desgostos, paixões, prazeres, etc. Santifique a Cristo como Senhor em cada uma dessas áreas (desejos, motivos, vontades, gostos, desgostos, paixões, prazeres) e então você terá obedecido à divina ordem estabelecida no texto.

Há três tipos de seres humanos no mundo.

Há o homem natural. Cristo está fora de sua vida, porque o homem não é um salvo.
Há o homem carnal. Acha que Cristo está dentro de sua vida, e acha que é um homem salvo, mas o seu “ego” está no trono, e Cristo exerce pouco controle sobre sua vida.
Há o homem espiritual. Cristo está em sua vida, porque ele é salvo, Cristo possui o trono de sua vida, porque ele santificou a Cristo como Senhor em seu coração.

Que tipo de pessoa é você?

Autor: Robson do Nascimento

2 COMENTÁRIOS

  1. ola, a paz do SR. JESUS CRISTO, gostaria que min dissesse, se este é um ambiente, de CRISTO, ou seja se os membros deste, site sao nascidos dinovo como CRISTO ensina, pois nao vi evidencia de salvação pela a converção, só no sentido de ter crer EM cristo, pois o propio JESUS, instrui nicodemos um dos sarsedotes mais influente de israel, que no ceu só tem luigar para quem se converter como diz a escritura e nao como diz os homens, fico grato, se min tira a duvida.

    • Paz do nosso Senhor meu amado irmão Francisco.

      Não queira julgar, pois o nosso Senhor nos ensina que aquele que não é contra nós é por nós e não vi a ausência de anticristo, pois o assunto nesta lição é santidade a Cristo e reconhecimento ao mesmo.

      Deus te abençoe e te dê graça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here