Que Culto é Esse Vosso?

Que Culto é Esse Vosso?

Que Culto é Esse Vosso?
Que Culto é Esse Vosso?

Culto quer dizer veneração; a quem se adora. No capitulo 32 de Êxodo encontramos uma história de apostasia que se repete nos dias de hoje. Os personagens bíblicos tipificam os envolvidos nesta narrativa. Deus é o mesmo, o que revela a sua vontade e mandamento por meio das tábuas, ou seja, das Sagradas Escrituras. Moisés representa o Cristo, assim como ele tirou o povo do Egito, Jesus nos tirou do império das trevas, das garras de satanás. Arão é aquele que Moisés ao subir para o monte lhe deu a responsabilidade de cuidar e velar pelo povo e que representa o líder da igreja como organização e o povo é a igreja.
Jesus veio ao mundo para nos tirar do Egito onde éramos escravos (por isso devemos cultuá-lo), tendo nos libertado subiu para o monte santo de Deus e nós igreja que ficamos aqui embaixo no pé do monte, aguardávamos a sua promessa de vir nos buscar, e com paciência o aguardávamos, até acharmos que Ele se demora e com isto começamos a questionar a sua vinda – II Pe 2.4 e buscar deuses para nós, saindo de sua vontade para nossa vida e a buscarmos satisfação própria.

Como Arão foi a boca de Moisés e seu auxiliar na edificação do povo, assim é a pessoa do líder da igreja em submissão a Cristo. Mas diante das pressões do povo, muitos líderes têm levantado um bezerro de ouro em suas igrejas, para o povo se prostituir. Muitas inovações e abominações sendo toleradas dentro da casa de Deus em prol de agradar o povo e descaracterizando o verdadeiro culto ao nosso libertador.
Nos tempos antigos a mesma coisa acontecia, os chefes dos sacerdotes e o povo aumentavam de mais em mais as abominações dos gentios; e contaminavam a casa do Senhor, que ele tinha santificado em Jerusalém. E o Senhor, Deus de seus pais, lhes enviou a sua palavra pelos seus mensageiros, madrugando e enviando-lhes, porque se compadeceu do seu povo e da sua habitação. Porém zombaram dos mensageiros de Deus, e desprezaram as suas palavras, e escarneceram de seus profetas, até que o furor do Senhor subiu tanto contra o seu povo que mais nenhum remédio houve – II Cr 30.14 – 16; Jr 25.3 – 7; 32.12 – 17.
Está havendo uma grande dificuldade entre nós, no que diz respeito à adoração, a formalidade enfadonha de nossos cultos tem nos levado apenas a uma contemplação estática sem uma perfeita adoração. Em alguns templos dar glória a Deus é uma atitude que está saudosamente na lembrança dos antigos, as palmas, substituíram a glorificação. Na realidade a formalidade fez com que muitos líderes buscassem novos métodos litúrgicos para induzir o povo a adorar, mas a deficiência não está na liturgia, mas na unção que antes era sobre nós e que nós perdemos. A unção é que despedaça o jugo – Is 10.28c e não métodos meramente humanos como apresentações técnicas de louvores e pregações, e tampouco a extrema mudança na semelhança de Arão.
Era costume do povo (adquirido no Egito) adorar imagens, por isto quando Moisés se demorou no monte, ele clamou a Arão para que fundisse um ponto de contato. A mesma prática encontramos no Egito de hoje (o mundo), lá a idolatria e adoração aos cantores, jogadores, atores e etc predominam, e nós que fomos criados neste Egito por muito tempo, às vezes queremos voltar às práticas antigas. Como o povo de Israel, queremos levantar bezerros para adora-los, bezerros estes que muita das vezes são cantores e artistas famosos “convertidos” ao Evangelho. Dois detalhes muito importantes me cabe ressaltar: O primeiro é  que da mesma maneira que o bezerro de ouro do velho testamento foi fundido com o dinheiro do povo – Ex 32.2-4, os bezerros de hoje também são. Ofertas e mais ofertas são levantadas para trazer e pagar a fundição destes bezerros humanos, que são alvos da adoração do povo (igrejas, hoje, que não os contratam ficam vazias). O segundo é que da mesma maneira que o bezerro de ouro trouxe enfermidade e morte para Israel, os nossos bezerros humanos nos deixam enfermos, nos matam espiritualmente e agridem a Deus e a sua santidade, dado a grande corrupção, moral, espiritual e comercial que promovem.
Arão proclamou uma festa ao Senhor e o destaque desta festa foi o bezerro de ouro que Arão fundira e diante do qual o povo se inclinou, sacrificou e disse: Estes são os teus deuses, ó Israel, que te tiraram da terra do Egito.
Neste culto o povo começou a entregar-se às danças e orgia sexual. Segundo o versículo 25, o povo “estava despido” (literalmente: Ficou à solta e despido). Logo, o pecado dos israelitas pode ter incluído a nudez da multidão para volúpia da carne em geral, algo rigorosamente vedado pela lei de Deus (Fonte: Bíblia de estudos pentecostal pg. 165).
Diante de tudo isto a ira de Deus acendeu-se e disse a Moisés: Vai, desce depressa; por que o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido e depressa se tem desviado do caminho que Eu lhes tinha ordenado (…) tenho visto a este povo, e eis que é povo obstinado, agora, pois, deixa-me, que o meu furor se acenda contra eles e os consuma… Ex 32.7-10.
Assim como ordenou a Moisés, a ordem de Deus para Cristo é: Vai desce depressa – vs. 7a.
Jesus está às portas. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia, mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se, mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite… II Pe 3.9,10a. Jesus está retendo a sua vinda, aguardando o arrependimento de muitos.
Quão maravilhoso é ver Moisés intercedendo pelo povo e saber que da mesma maneira procede Cristo  – Rm 8.34, pois Ele intercede pela igreja junto ao Pai.
Enquanto Moisés descia do monte, daria tempo do povo se consertar, abandonando o pecado e apostasia, mas a vinda de Cristo será rápida, como num abrir e fechar de olhos a Eclésia será arrebatada, será a hora que Ele encontrará muitos despidos, para vergonha entre os seus inimigos e se porá de pé na porta do arraial (nas nuvens) e dirá: Quem é do Senhor, venha a mim – vs. 25, 26a.
A palavra de Deus diz que os idolatras não hão de herdar o reino de Deus. Na verdade nós não temos o hábito de fundir imagens de esculturas e por isto achamos que estamos livres da idolatria, mas idolatria não é somente fundir imagens para adorá-las, mas nos moldarmos segundo a imagem pessoal de alguém, imitá-los e nos conduzirmos como eles, no cantar, andar, vestir e pensar.
Temos assimilado a personalidade de nossos ídolos (muitos deles personalidades famosas do mundo secular) e rejeitado nos moldar segundo o modelo de Cristo (de quem a Bíblia diz que não tinha parecer nem formosura), banalizando o sagrado e valorizando o profano. E o profano tem invadido as nossas igrejas através dos grupos musicais que se moldam em conformidade com o mundo e levam o ritmo musical do funk e do hip hop para cima dos púlpitos.
Três mil morreram por causa da idolatria ao bezerro de ouro, e Arão, o seu líder e fabricante continuou vivo. Quantos irmãos, hoje, estão mortos espiritualmente? Pastores que levantaram bezerros de ouro em suas igrejas, levando o povo a se apostatar do verdadeiro culto a Deus.

O que temos visto hoje nos púlpitos das igrejas e nos clips gospels é algo escandalizador, um bando de “músicos” de boné, bermudas, tatuagens, correntes e piercings no estilo dos cantores mundanos, fazendo os mesmos gestos de invocação aos demônios que muitos cantores seculares fazem, demonstrando que algo é preciso ser feito, para que o Evangelho não se torne para o mundo que nos assiste, meras palavras sem efeito transformador de vida.

Hoje o povo não sabe mais o que significa cultuar e para qual intento o culto foi instituído, mas há de ser que quando vossos filhos vos perguntarem dizendo: Que culto é esse vosso? O que direis? Que é campanha, corrente, reunião, show para se gravar CD ou DVD, espetáculo, festa? Ou que é culto à Deus pela nossa libertação das mãos de nossos inimigos, com sinais, prodígios e maravilhas? Preservemos, pois, o verdadeiro culto à Deus e ensinemos aos nossos filhos e jovens a rejeitarem os bezerros de ouro, e a se conduzirem com mais reverência na casa de Deus em louvor e adoração.

Autor:Paulo Sabino

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá muito bom seu conteúdo sempre procuro bons artigos para me aprofundar mais na palavra de Deus. Porque precisamos estar prepararados para não sermos enganados pelas armadilhas de satanás. Obrigado e fica na Paz do Senhor…

  2. Concordo em partes. Certamente a Igreja como um todo está perdendo o verdadeiro sentido da adoração a Deus, e está muito voltada a sua religiosidade, mas discordo quanto "a levar um funk, hip hop, ou um bando de músicos de boné pra cima do púlpito", afinal acredito mesmo que Deus se importa com a sinceridade do nosso coração querido, existe tanta gente de terno e gravata nas igrejas contaminando os membros e se limitando em dar o seu melhor pro SENHOR, enquanto esses que estão de bermudas O estão adorando em espírito e em verdade, assim como Ele procura, afinal tudo aquilo que muda a aparência sem mudar o coração é absolutamente inútil.

  3. Bom…concordo em quase tudo q o irmão falow
    mas só essa frase ja é estranha:

    "meras palavras sem efeito transformador de vida"

    Por que?´por que eu ja vi bandas de Metal gospel
    tirar 650 pessoas das Drogas e se converteram
    hoje cerca de 30 dessas pessoas ja tem o mesmo nivel espiritual
    que vc tem irmão

    E eu e vc ? quantos tiramos das drogas?

    então é complicado…sei lá
    talves Deus tenha um plano com isso

    eh um assunto bem complexo
    por isso prefiro nem julgar

    Sabia q tem pessoas q salvam outros mas não vaum se salvar?

Deixe sua opinião, ela é importante para nós.

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome