Quem é rebelde: Quem saiu ou quem ficou?

0
Quem é rebelde: Quem saiu ou quem ficou?
Quem é rebelde: Quem saiu ou quem ficou?

Quem é rebelde: Quem saiu ou quem ficou? Ou seja: quem saiu, é porque era fruto podre, e quem ficou era fruto bom.

É comum ouvirmos na porta da igreja uma conversa antiga, tipo: “pastor fulano rebelou…dividiu…” Não sei se todas as denominações usam esses mesmos termos, mas no fim, (não são todas), sai quase isso.

Desde a reforma protestante aos dias de hoje, a maioria dos crentes já se deslocaram de uma igreja para outra. Eu jamais defenderia a rebelião, até porque a própria palavra “rebelar” já denota insubordinação, desobediência. E a primeira rebelião foi do diabo, a marca mais legítima de sua queda.

Mas nas igrejas cada caso é um caso. Não podemos pegar todos os episódios de transição de irmãos, obreiros e pastores, que mudaram de ministério, denominação, convenções, e colocarmos todos num pacote carimbados com a palavra “rebelados” e virarmos as costas para os motivos que os levaram a optar pela mudança. E aqui no Brasil, esse enorme complexo de denominações evangélicas, o cristão encontra inúmeras igrejas para servir a Deus. Paulo, Apolo, Cefas, etc… São todos de Cristo e Cristo de Deus. Um planta, o outro rega, e por aí vai.

Irônico é que algumas igrejas taxam de “rebelde” os que saem de suas congregações, mas os que deixam outras igrejas e se agregam a eles é porque “Deus enviou”. Muito conveniente. Em outra ocasião, quando algum pastor se sente não correspondido pelo apoio e confiança de um determinado número de membros, surgem sermões de duplo sentido, maliciosos, amedrontadores, do tipo: “A árvore vai balançar e os frutos podres vão cair…fiquem ligados, irmãos…” Ou seja: quem saiu, é porque era fruto podre, e quem ficou era fruto bom. Outro sermão muito conveniente. Essa já é tão antiga, que o que caiu de “podre” foram essas pregações.

Vale lembrar um detalhe: o diabo não saiu do céu. Ele foi EXPULSO de lá. E o motivo, todos que lêem a Bíblia sabem. A rebeldia está em sentimento de ciúmes, invejas, contendas criadas direta ou indiretamente, por quem parece até mesmo ser muito manso e humilde. Logo jamais poderíamos associar a saída de algum irmão para outra igreja como uma “síndrome de lúcifer”.

No livro de Atos, Paulo e Barnabé tiveram um certo desentendimento. Foi um pra cada lado. Mas nem por isso um dos dois veio a se tornar “rebelde” por não se aliar as determinações e opiniões, seja de Paulo ou de Barnabé. Todos dois continuaram sendo Homens de Deus.

Muito ao contrário dos valores de alguns líderes contemporâneos, a Bíblia Sagrada nos ensina uma independência e liberdade em Cristo, para fazermos a obra de Deus sem estarmos debaixo do jugo do homem. Isso nos é claramente mostrado quando Jesus não se agregou a mercenários, denunciando os vendilhões do templo, cujo os únicos motivos de estarem ali era pelo dinheiro. Quando desmascarou os escribas fariseus hipócritas, que pensavam servir a Deus com suas vestes talares, e Jesus os chamou de sepulcros caiados.

Em nossa vida cristã devemos servir a Deus em espírito e em verdade, em liberdade. E não conforme os pensamentos de alguns homens arrogantes, autoritários, facciosos, mais amigos dos deleites deste mundo do que amigos de Deus, amantes de si mesmos, cujo o fim destes nós bem sabemos qual é.
“Fostes comprados por bom preço. Não vos façais escravos dos homens”. (1 Coríntios 7:23)
Autor: Denis de Oliveira 

Compartilhar
Recomendado para você

1 COMENTÁRIO

  1. Amei esse texto!!!A emu ver existem dois tipos de pessoas que mundam de Igreja :Uma é aqule tipo que por não concordar com o que o pastor prega,vive mudando de Igreja na esperança de achar a "perfeita",esses sim poderiam ser chamados de rebeldes.Porém existem aqueles que saem porque não se identificam com o espírito daquela Igreja,o que é nomal já que cada um tem sua fé,ou porque tem um chamado em outro lugar.

    Na fé.

  2. Este texto é muito esclarecedor!Infelizmente,muitas vezes para não se morrer espiritualmente,ou ficar infeliz e sem alimento numa Igreja pra sempre é necessário mudar.Deus julgará entre um e outro pois só Ele conhece os motivos ,esquadrinha corações e pesa os espíritos.Lembrei-me de Jacó e seu tio Labão.Jacó decidiu ir embora e ''escondido'' porque seu tio o estava oprimindo e passando patra trás.Ele trabalhou anos cuidando ''das ovelhas'' de Labão e nunca recebeu um salário justo.A frase final do acerto de contas entre eles foi essa:Deus seja testemunha entre mim e ti quando tivermos separados um do outro.''Ninguém melhor que Deus para decidir se há ou não intenções malignas ou somente benignas entre as partes.Abraço,paz,fique com Jesus seeeeeempre.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here